Copie esse link no seu navegador e vá direito para o Vende-se Cadeiras: http://vendesecadeiras.blogspot.com.br/
Esse blog não esta sendo mais atualizado!
VISITE ESSE NOVO ENDEREÇO:

Melissa Rosenberg fala de Amanhecer e Projetos Futoros

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Confiram uma entrevista com Melissa Rosenberg a roterista de twilight, nela ela fala de Amanhecer e seus projetos futuros.


Melissa Rosenberg já tinha uma carreira boa em filmes (“Step Up”) e na televisão (“The OC”, “Dexter”), quando a Summit Entertainment a contratou para adaptar um romance de vampiros chamado “Twilight”. Quatro anos, três scripts, dois filmes e um bilhão de dólares mais tarde, ela está entrando na reta final do grande sucesso “Crepúsculo”, agora é hora de correr e finalmente a começar a pensar em uma vida além da Bella, Edward, Jacob e a autora Stephenie Meyer. Com “A Saga Crepúsculo: Eclipse” que está pronta para estrear nas bilheterias em 30 de junho, Rosenberg conversou comigo sobre os benefícios da divisão de “Breaking Dawn”, seus sonhos e outras coisas.

Você fez o discurso de formatura quando se formou na faculdade Bennington. Qual foi o seu foco?

Melissa Rosenberg: Foi muito difícil. Ao mesmo tempo eu estava trabalhando em um projeto do script de “Breaking Dawn”, e eu estava mais nervosa com este discurso de formatura. É um tipo muito diferente de escrever. Eu não sou uma escritora de discursos. O problema não era o desempenho, claro que eu estava nervosa, mas sim o conteúdo. Foi ai que percebi que não sou de discursos, sou roteirista, e o texto começou a adotar um formato de roteiro.

Foi como um ato de três falas.
Você está entretendo bilhões de pessoas!

Rosenberg: Então, a única coisa que eu tinha para oferecer era a minha própria experiência, e foi isso que eu fiz, eu falei basicamente de todas as falhas que eu já tive, o que realmente acrescenta ao discurso.

De quanto tempo foi o discurso?



Rosenberg: Foi por horas! (Risos) Então o que eu lhes disse foi: “Você vai fracassar. Isso faz parte da vida, e na verdade não é uma coisa ruim. No final, isso realmente molda quem você é, provavelmente, mais do que os êxitos. “Isso não é algo que eles queriam ouvir”, eu pensei, “Oh meu Deus, eles vão jogar tomates em mim”. Mas a resposta foi linda, e eu fui aplaudida de pé.

Eu estava recentemente em uma festa na piscina e uma mulher jovem, inteligente em seu segundo ano de Harvard começou a falar de “Twilight”. Ela tinha lido todos os livros obsessivamente, e ela pegou sua mensagem para as mulheres. Na tentativa de traduzir isso para a tela para as meninas e mulheres jovens, você sentiu algum conflito com seus próprios valores e que tem influenciado em como você se aproximou do projeto?

Rosenberg: É interessante porque Stephenie e eu não poderíamos estar mais distantes, opostos extremos. Eu nasci em uma banheira de água quente em Marin County. Eu venho deste cenário hippie. Meu pai é um psicoterapeuta conhecido, e uma das coisas que ele escreveu nos anos 70 foi um livro chamado “Orgasmo Total”, que foi publicado internacionalmente. E Stephenie é uma mulher muito mais tradicional. Ela é uma mórmon devota. Então, você pensaria que haveria este grande conflito. E a verdade é que nunca falamos sobre isso. Eu honestamente não acredito que Stephenie já tinha uma agenda política com seus livros. E tudo foi apenas sobre a escrita dos personagens, e esses personagens que ela é identificada pelas escolhas que eles fazem. Então, para mim, é sobre encontrar um terreno comum. Porque não há dinheiro suficiente no mundo para fazer-me escrever algo que vai contra minhas crenças. É sobre onde podemos nos encontrar, tirando a política e a religião e encontrar os traços de caráter.

Essa é a segunda metade da pergunta: Você sente muita pressão dos fãs, pois afinal eles querem que o script fique como o livro?

Rosenberg: Você sabe, eles gostariam de simplesmente colocar todo o livro dentro do script, mas eu acho que houve um grande processo de educação e as pessoas sabem o que significa adaptação.

Mas até que ponto você usa isso para tentar ajustar as coisas. Estou pensando especificamente no final da saga e nas decisões que Bella faz. Você realmente não pode desviar-se das decisões que são feitas, então isto é um desafio para você?

Rosenberg: Claro. Você não pode desviar-se das decisões que ela faz, mas tratava-se de encontrar esse meio termo, achando que o lugar onde eu pudesse me sentir bem sobre isso e sinto que a mensagem que estou colocando lá , está em consonância comigo mesma. Isso foi um desafio, porque os acontecimentos do quarto livro vão mais longe do que isso. Mas, o que é interessante é que novamente ela já está lá, quase arrancando algumas das outras coisas – o que eu tenho que fazer de qualquer maneira, no processo de condensação eu tenho que tirar fora um monte de coisas. E eu ainda sou capaz de manter a jornada emocional do personagem, sem violar nenhuma das minhas crenças. Penso que a questão sobre a qual estamos falando é a escolha.

A forma como a história se desenrola, Bella se compromete a tomar algumas decisões importantes em uma idade muito jovem. Mas o que é incômodo para mim, é essa idéia de que ela não pode ter relações sexuais, porque ela vai destruir sua alma.

Rosenberg: Tem algumas coisas acontecendo por lá. Uma delas é que eles não podem ter relações sexuais, porque fisicamente ele poderia basicamente matá-la. Ele pode quebrar ela como se fosse um galho, portanto também há um perigo físico.

Mas você pode ir longe com isso porque ele é um vampiro.

Rosenberg: Sim, exatamente. O que me atrai no presente é você ter uma menina desejosa. Ela quer sexo. Ela é absolutamente clara sobre isso. Ela é uma garota com tesão! E é como um tabu ter uma menina que quer o sexo mais do que o homem, ou dispor de normas mais flexíveis quanto a isso. Quando ele diz: “Eu não quero ter relações sexuais até sermos casados” – e ele está tentando proteger sua virtude – mas ela é como, “Você é muito antigo!”, mas os dois acabam chegando a um consenso que eu acho atraente, porque as meninas acham que dizer o que você está sentindo é vergonhoso ou errado de alguma forma. Portanto, este, de certa forma, lhes dá permissão para ter esses sentimentos.

Mas onde está a representação da sexualidade feminina? É perfeitamente possível ter relações sexuais.

Rosenberg: De outro lado é que é uma coisa interessante para dizer, ela teve relações sexuais, mas sim, isso pode acontecer. Esta é uma conseqüência do sexo, se você não está seguro. Ela nem sequer pensava que era capaz de ficar grávida, e ainda mais o que aconteceu. A única coisa que me deixa louca é todo o conceito de ter relações sexuais desprotegidas e ficar grávida, e então você não é capaz de ter um aborto. Isso acontece em filmes e na televisão o tempo todo. Ninguém nunca fala sobre esse assunto e em “Breaking Dawn” eles falam. É Edward, dizendo: “Eu penso que nós devemos se livrar desta coisa”, e Jacob, dizendo “Eu penso que nós devemos se livrar dessa coisa, também”, e Bella diz “Não, eu não estou escolhendo”. Mas pelo menos alguém está falando sobre isso!

Você provavelmente sabia disso o tempo todo, mas a Summit finalmente anunciou publicamente que Amanhecer será feito em dois filmes. E se você tivesse escrito como um filme já? Ou você estava trabalhando nele como dois desde o início?

Rosenberg: Quando começamos todo mundo estava um pouco inseguro. Então todos paramos, olhamos os livros e nos perguntamos “Cabem dois filmes nesse livro?”. Claro que todos queriam que fossem dois filmes, mas tivemos que olhar outra vez, “Não é material suficiente para dois filmes?”. Nós todos concordamos que era demais para um filme, embora eu ache que poderia ter sido um filme incrivelmente longo. Então, quando eu comecei a me concentrar nele, comecei a ver, sim, temos dois filmes aqui. Todos concordaram e eu comecei a abordá-lo como dois filmes.

Talvez você não tenha chegado a este ponto na estruturação ainda, mas você pode dizer como será roteiro do quarto e quinto filme?

Rosenberg: Eu estou fazendo os primeiros rascunhos agora. Mas eu acho que se resume a Bella como humana e Bella como vampira. Bill Condon pode dar uma resposta diferente, mas eu acho que é uma pausa natural. Não é ela como um ser humano com uma criança e tudo, e então há um pai e um vampiro.

Enquanto você está neste universo, você não sonha com algumas coisas de “Twilight”?

Rosenberg: (Pausa) Eu tenho um sonho recorrente em que cometo algum crime hediondo. E o interessante é que, no sonho, não é como se eu fosse culpada pelo assassinato. Eu realmente não tenho absolutamente nenhum remorso. Eu não sei porque eu estou lhe dizendo isso, eu não sei como ele é relacionado. (Risos) O que eu estou preocupada, o que me consome no sonho, é que a minha vida vai que acabar. Eu estou indo para a prisão, a culpa vai ser atirada sobre mim. E eu tenho que fazer tudo que puder para sair dessa situação, até mesmo matar mais pessoas. Não tenho certeza do que se trata. De certa forma eu acho que é sobre a pressão, o medo de que eles vão vir atrás de mim com pedras para o que eu produzir. Os fãs vão odiar o que eu faço e, basicamente, dizer que eu tenho massacrado eles. Mas eu acho que do outro lado é um medo que eu tenha feito algo tão terrivelmente que toda a minha carreira vai acabar, que tudo vai ser arrancada e eu vou perder tudo. Ah… isso foi uma revelação muito pessoal. (Risos)

Como você está se preparando para sair desse mundo de melodrama adolescente?

Rosenberg: Eles foram muito confortáveis, estes livros. Eu os conheço. Tenho confiança, não há um nível de segurança, por escrito, para essas vozes e escrever esses personagens. E com isso vem a capacidade de deixar a minha imaginação ir um pouco e inventar sobre eles. Portanto, é um mundo confortável. E como em qualquer grande mudança, é um pouco assustador sair dele. É como se não soubesse o que mais está lá fora. E será que farei o mesmo sucesso que fiz em Twilight em qualquer outro trabalho? Mas sei de uma coisa, não farei mais romances adolescentes.

Você já esteve preocupada com o casting?

Rosenberg: Claro.

Você realmente já se deparou com isso?

Rosenberg: Ainda não.

Você tem toda uma carreira na TV atrás de você.

Rosenberg: Eu não estou certa o quanto “Dexter” meche com as pessoas. E também é um pouco difícil estar no mesmo universo de algumas pessoas. É engraçado, eu estava falando com Kim Masters, e ela disse “É muito incomum para um escritor ter um publicitário e estar fazendo tudo isso”. Eu disse que muito consciente escolhi contratar um publicitário, eu escolhi antes que eu tivesse qualquer sucesso, e eu sabia que ia fazer isso, porque é tudo sobre você mesmo. É tudo sobre se colocar na frente de um filme. Porque quando você tem um perfil, quando você tem algum peso atrás de você, você tem uma pequena possibilidade de ter mais controle. E alguns casos, para um escritor ter qualquer controle é incomum. Isso é outra coisa, se eu deixar Summit, se eu for trabalhar com outros estúdios, de certa forma eu tenho medo disso. Mas também penso que talvez seja hora de sair e conhecer pessoas novas.

Vocês estão rompendo com eles ou você está apenas vendo outras pessoas?

Rosenberg: Vendo outras pessoas. Eu adoraria continuar trabalhando com eles, mas eu provavelmente deveria sair e ver o que mais existe lá fora.

Você já tentou entrar em “Wonder Woman”?

Rosenberg: Laeta já está com esse.

Eu sei. Ela foi a última pessoa que eu conversei sobre isso.

Rosenberg: Eu não sei. O que eu poderia trazer que outros dez escritores não trouxeram? Eu sinceramente não sei qual é o problema. Quão difícil pode ser? Mas, então, deve ser extremamente difícil, porque algumas pessoas muito talentosas não conseguem fazer. Eu não tenho nenhuma ideia de qual seja o problema. Mas isso é exatamente o tipo de coisa que eu adoraria fazer. Uma das coisas que eu realmente quero fazer quando formar minha própria produtora.

O que você pode me dizer sobre isso?

Rosenberg: Vou chamar de “Tall Girls Productions”. Eu quero trazer alguns jovens escritores e trabalhar com alguns dos meus contemporâneos. Quero trabalhar um pouco mais com o lado feminino, fazer com que mulheres façam ‘coisas de homens’, como por exemplo o Batman do sexo feminino. Vai exigir muito trabalho da minha parte, mas eu sei que é o que eu quero fazer. Estou esperando para apostar tudo isso.

Serie de TV e cinema?

Rosenberg: Sim, produção de TV e cinema. Eu nunca quero deixar a TV, é divertido demais. No filme, eu amo o que os grandes sucessos de bilheteria causam, eu amo atingir um público grande, eu adoro a emoção que eles causam. Na TV, eu realmente prefiro os shows menores. Trabalhar em “Dexter” e “Showtime”, foram as melhores experiências da minha carreira, mas não tenho certeza se gostaria de trabalhar com a rede novamente. Eu não quero fazer 22 episódios de alguma coisa. Eu acho que é quase impossível fazê-lo bem. Séries como “The Good Wife” e “House”, eu não sei como eles mantêm a sua qualidade. É realmente difícil de fazer. Se você conseguir fazer um segundo projeto antes da produção, você é um sortudo. Minha experiência em “Dexter” é que eu tinha feito alguns testes um mês antes para a preparação. Eu fiz o melhor trabalho da minha carreira na TV a cabo, porque eu realmente tive tempo para fazer o melhor trabalho da minha carreira. O tempo é qualidade. Reescrever é qualidade.

Tem alguma coisa sobre The Burner? Você tem alguns scripts na gaveta para quando você sair de “Crepúsculo”?

Rosenberg: Eu ainda estou no fundo de “Twilight”, mas estou começando a relaxar um pouco. Assim, um mês atrás, eu disse para os representantes, “OK, vamos colocá-los para fora que eu estou chegando”. As coisas estão em um filtro, e eles são muito claros, bem sobre o que é que eu quero fazer – e algumas coisas são realmente interessantes. Livros. O que eu encontrei, porque ambos “Dexter” e “Twilight” são adaptações, e é realmente a primeira vez na minha carreira em que eu fiz adaptações. Eu meio que gosto disso. Eu acho que talvez eu seja boa nisso. Isso me empurra para além da minha criatividade, além das minhas próprias limitações. Entrando em um mundo que alguém criou, e eu vou lá com um olhar fresco para poder abri-lo. Eu realmente gosto dele. Eu tive a oportunidade de estar em “Twilight”, em que existem alguns limites, porque esses fãs são tão ardentes. Você não pode simplesmente sair da linha em outra direção. Isso é apenas injusto para os fãs e você vai perdê-los. Em “Dexter”, considerando o tempo que temos até o fim da primeira temporada, estávamos saindo completamente do livro.

Eu me sinto como se eu estivesse colaborando com Stephenie durante quatro anos. E, literalmente, existem alguns casos, onde eu estou chamando ela e perguntando “Qual é o problema nisso?”.

Qual é a última pergunta que você fez?

Rosenberg: Foi sobre os Volturi.

Eu amei que ela tenha entendido aquilo na hora “Eu sei que era dos Volturi… ” ela disse. (risos) Eu acho que pode ter tido alguma coisa a ver, na cabeça dela, em “Breaking Dawn”, com o que os Volturi iam fazer?

Nós não os vemos até o final. E em sua mente, o que estava dirigindo? Ela vivia com esses personagens muito mais tempo do que eu. Ela tem uma mitologia muito complicada e pequenas histórias muito detalhadas de todos esses caras. Em um ponto, eu tinha tanta coisa lá sobre suas histórias. É muito interessante que ela me traga algo para que eu possa me expandir.

Ah, então você pode realmente trabalhar em coisas que não vem nos livros.

Rosenberg: Oh, yeah. E isso é algo que esperamos que seja divertido para os fãs. Eu era capaz de trazer um monte de minha própria invenção. Porque os livros não são completamente dois filmes. Com os outros três têm sido um monte de condensação. E, com “Breaking Dawn”, se você está fazendo dois, há um pouco de ar. Abre-se. Mas eu preciso permanecer fiel à mitologia.

Você tem interesse em dirigir em algum momento?

Rosenberg: Eu não. Acho que tantos escritores se tornam diretores de frustração. Nós dirigimos os filmes em nossas mentes, nós vimos todos os quadros dele em nossas mentes. Há sempre um período de adaptação para mim, que não é assim que eu vi, mas que é bastante interessante.

Você viu o idiota que ele se transforma.

Rosenberg: (risos) Nós dois nos tornamos bastante desagradáveis quando estamos sob pressão. Eu sei com é estar envolvido na direção. Eu estaria desrepeitando à profissão ao sugerir que eu pudesse fazê-la. É como quando as pessoas dizem “Oh, eu posso escrever isso”. Não, na verdade eu levei 18 anos para aprimorar a arte e descobrir como contar uma história. Você realmente tem que saber o que você está fazendo. Eu provavelmente poderia errar meu caminho, mas só assim terá alguém que realmente saiba do que diabos eles estão falando. Não só isso, mas é interessante ter uma outra perspectiva sobre esse lado. Talvez algum dia. Mas, por enquanto, eu prefiro estar escrevendo ou produzindo.

Última pergunta: Team Edward ou Team Jacob?

Rosenberg: Ambos.

Oh, vamos lá!

Rosenberg: É verdade!

Isso é ridículo!

Rosenberg: Sim, quando estou escrevendo, eu não posso escolher um. Eu tenho o amor de ambos. É verdade.

Então você não tem uma camiseta no seu guarda-roupa que tenha nome de um deles nela?

Rosenberg: Não. Eu acho que me coloquei na história de uma forma que provavelmente seria Edward.

Fonte: Foforks

0 comente

Postar um comentário

Não tem conta no google ou algo do tipo?!
Não tem problema pode comenta de qualquer jeito.

PS: Caso tenha algum nome ou palavra errada no blog nos avise por favor. Afinal errar é humano.

Muito obrigada pela visita e pelo comentario. Você sem duvida é muito importante pra gente.

Related Posts with Thumbnails